As Universidades Licungo e Save são duas instituições públicas de ensino superior cujas histórias de criação podem confundir-se. Ambas fazem parte do grupo de cinco universidades criadas a partir da dissolução da Universidade Pedagógica de Moçambique.

No passado dia 1 de Julho, aquelas duas instituições assinaram um acordo de cooperação com objectivo de formalizar a cooperação técnica, científica e de gestão universitária. Na ocasião, o Professor Doutor Manuel José de Morais, Reitor da UniSave afirmou que a cooperação já acontece desde os primeiros momentos da criação das universidades, mas que a formalização irá permitir as partes possam interagir de maneira mais aprofundada.  “É uma oportunidade para as duas instituições colherem experiências entre si para encontrar caminhos em prol do desenvolvimento do ensino superior em Moçambique”, disse o Reitor da UniSave.

Por sua vez, o Professor Doutor Boaventura José Aleixo afirmou que a cerimónia de assinatura do acordo de cooperação é bastante simbólica, pois o Professor Morais esteve, por muito tempo, na frente dos destinos da então Delegação de Quelimane. “Este Memorando de Entendimento soa um pouco a uma formalidade natural, pelas diversas razões históricas e práticas, com destaque para a transferência dos estudantes de Medicina de Maxixe para Quelimane, que coloca as nossas instituições numa responsabilidade conjunta de trabalhar com estes grupos para concluir com sucesso este ciclo”.

O Reitor da UniLicungo finalizou afirmando a necessidade de imaginar novas formas de cooperar através do desenvolvimento de programas conjuntos com dupla certificação, bem como desenvolvimento de áreas de trabalho convergente.

GCCI-UniLicungo vs GCC - UniSave