UNISAVE FIRMA 4 PARCERIAS


ParceriasO evento teve lugar a 09 de Abril corrente, na UniSave-Sede(Chongoene) e contou com a participação do corpo directivo da UniSave, representantes do corpo docente, discente e técnico administrativo tendo, os Acordos, sido assinados pelos dirigentes das quatro instituições nomeadamente:
Administrador do Distrito de Mabote, Sr. Carlos Eduardo Mussanhane,
Administrador do Distrito de Vilankulo, Sr. Edmundo Galiza Matos Júnior,
Administrador do Distrito de Zavala Sr. Dário Fernandes Machava e
Reitor da UniSave, Prof. Doutor Manuel José de Morais.

Na sequência foi também assinado pelo Magnífico Reitor da UniSave, o acordo de cooperação entre a UniSave e a Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional ( ACLLN), acto que será efectuado em duas vias.

A parceria entre a UniSave e as quatro instituições tem como objectos os seguintes:

Distrito de Mabote: Cooperação académica, científica, cultural e assuntos sociais;

Distrito de Vilankulo:
Domínio de formação, investigação, extensão, inovação, assuntos ambientais e saúde pública;

Distrito de Zavala: Domínio de formação, potenciação do turismo e assuntos sociais.

ACLLN: Promoção da História e da Cultura da Luta de Libertação Nacional, componente académica, científica, desportiva e cultural.

O Magnífico Reitor da Universidade Save, na sua intervenção, disse que era expectativa da Universidade que as parcerias permitam o alcance dos objectivos para os quais foram firmadas, impulsionando o intercâmbio académico, administrativo e cultural no seio das comunidades dos Distritos envolvidos. Que as mesmas se traduzam em instrumentos que apontem para acções concretas viradas para solucionar diversos problemas da sociedade e que os resultados se reflictam na melhoria da qualidade de vida social das populações.

Por sua vez, o Administrador de Mabote disse ser grande a expectativa em relação à parceria, tendo apontando como principal desafio a aposta no desenvolvimento do capital humano que é o maior e melhor dos recursos que o Distrito possui. Aquele dirigente destacou a necessidade de utilização dos vários recursos que o Distrito possui para o desenvolvimento do capital humano, com maior enfoque ao empoderamento das mulheres.

Na sua intervenção, o Administrador de Vilankulo, frisou que a parceria, para Vilankulo, “era uma oportunidade de ouro”, porque aquele Distrito dispõe de vários recursos subaproveitados, havendo necessidade de exploração, acreditando que a parceria com a academia poderá abrir espaço para o desenho de projectos nas áreas de cooperação definidas por ambas Instituições. Aquele dirigente referiu que na área de turismo, o Distrito de Vilankulo foi classificado em 2020 como o melhor destino turístico. Edmundo Galiza Matos Júnior reiterou ainda que Vilankulo dispõe de vários recursos, não se explicando a inexistência de algumas infraestruturas que dariam vazão ao uso e aproveitamento dos mesmos. A formação de quadros é também um grande desafio para Vilankulo, por isso espera
que o Acordo de Cooperação ora assinado se traduza em acções concretas.

Na intervenção do Distrito de Zavala, o Administrador disse estar satisfeito com a parceria tendo em conta as linhas previstas no Acordo e apontou como desafios do Distrito: inexistência de Ensino técnico profissional, formação de recursos humanos, agricultura e turismo. Reforçou a importância da exploração da componente turística como uma das formas de potenciar o Distrito, contando, para tal, com o apoio da UniSave para ver cumprido com sucesso esse desiderato.

Ficou, em todas intervenções, saliente o compromisso de operacionalização das linhas definidas em cada Acordo.

UniSave: Qualidade e Excelência

GCC- UniSave

Reitoria | UniSave Sede

Estrada Nacional Nº1, Parcela nº76
Distrito de Chongoene, Gaza – Venhene

  • dummy (+258) 879018714 

    dummy gcc.unisave@gmail.com

 

 

EXTENSÃO DA MAXIXE

Av Américo Boavida s/n - CP12

Maxixe - Inhambane

 (+258) 293 - 30 354

www.up-maxixe.ac.mz

EXTENSÃO DA MASSINGA

Av. FPLM - Bairro Cimento

Massinga - Inhambane

 (+258) 293 71110

secretariaunisavemassinga@gmail.com

© Copyright UNISAVE 2021. Desenho & Desenvolvimento por Direcção de TIC da Universidade Save

Search