UNIVERSIDADE SAVE( UNISAVE) E ORDEM DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (OEM) FIRMAM PARCERIA TENDO EM VISTA A INSTALAÇÃO DE UMA ESCOLA-MODELO DE ENFERMAGEM

Foi assinado a 19/04, na Faculdade de Ciências de Saúde e Desporto da Universidade Save, em Maxixe, o Memorando de Entendimento entre a UniSave e a OEMo, que permitirá a instalação de uma Escola-modelo para a formação superior ao nível de Licenciatura em Enfermagem .

Voltado para as componentes de Ensino, Pesquisa e Extensão, este MdE incidirá na promoção, organização de actividades científicas, seminários, colóquios, conferências, congressos, entre outras actividades afins.

Na sua intervenção, o Reitor da UniSave, Prof. Doutor Manuel José de Morais, afirmou que o Memorando assinado evidenciava um desejo elevadíssimo de um trabalho conjunto para a prossecução dos objectivos das duas entidades: formar profissionais de Enfermagem, pautando pela qualidade e excelência.

Por seu turno, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros de Moçambique, Profa. Doutora Maria Acácia Ernesto Lourenço, referiu -se à necessidade global de formação destes profissionais da Saúde. Portanto, para o alcance desse desiderato, a OEMo considerou a UniSave um parceiro estratégico, reiterando o desejo de formação ao nível de Licenciatura de profissionais com a qualidade necessária para responder às necessidades do país, de modo particular.

Ficou saliente nas intervenções dos dois dirigentes a firme determinação em contribuir na formação sólida de Enfermeiros de prestígio nacional e internacional, bem como assegurar que, num futuro próximo, os graduados tenham a possibilidade de continuação com os estudos em níveis de Pós-graduação: especialização, Mestrado e Doutoramento.

Foi, deste modo, lançado o desafio para a operacionalização do preconizado no Memorando, o que seguramente se traduzirá no bem estar social, através da promoção e prevenção da Saúde global no contexto one health ( uma só saúde) que faz a triangulação da saúde humana, animal e meio-ambiente.

UniSave: Qualidade e Excelência

GCC- UniSave